quarta-feira, julho 22, 2009

Escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro • Sadako Sasaki

Quando lançaram a bomba atómica em Hiroshima SADAKO SASAKI estava para completar dois anos. Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho. Na fuga, foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia.
Até a idade de doze anos, aparentava estar normal, uma criança saudável. Estudava e brincava como outras crianças e uma das coisas que mais gostava era correr. Destacava-se nas corridas do colégio, quando de repente, começou a sentir tonturas. Não disse a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício.
Certa manhã, sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão. Levaram-na para um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia.
Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida pela descarga da bomba. Quase todos morriam e Sadako ficou assustada, pois não queria morrer.
Quando Sadako estava no hospital, uma amiga trouxe-lhe alguns papeis e dobrou um tsuru. Disse que esse pássaro é sagrado no Japão, vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Se uma pessoa dobrar mil tsurus e fizer um pedido a cada um deles, seu pedido será atendido.
Sadako, começou então a dobrar tsurus e pedir para sarar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako então desejou pedir pela Paz Mundial e disse:
“Escreverei PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro”

Sadako dobrou 644 tsurus até 25/10/1955, quando morreu. Seus amigos dobraram os tsurus restantes a tempo para seu enterro. Mas eles queriam mais, desejaram pedir por todas as crianças que morreram em consequência da explosão da bomba atómica.
Formaram um clube pela PAZ e começaram a pedir recursos para um monumento.
Estudantes de mais de 3.100 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o “Monumento da Paz das Crianças” foi inaugurado no Parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos, no dia da Paz (06 de Agosto) pessoas do mundo inteiro enviam “Tsuru de Origami” para o parque.

As crianças desejam espalhar ao mundo a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:
Este é nosso grito,
Esta é nossa oração:
PAZ NO MUNDO !

http://www.origami.org.uk/origamicrane.htm

Sem comentários: